Curso de Moda da Udesc Ceart será o primeiro do Brasil a usar o software de criação Style3D
Postado em 26/01/2024 - Atualizado em: 26/01/2024
Referência na formação de profissionais de excelência, o curso de graduação em Moda do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) será o primeiro do Brasil a utilizar o software de criação, estilismo e modelagem Style3D na sala de aula.
A direção do centro assinou na tarde desta quarta-feira (24) contrato com a empresa alemã Assyst para uso do programa já a partir deste primeiro semestre. O pacote Style3D Studio inclui funcionalidades como suporte para digitalização de tecidos e acesso a um banco de dados com milhares de materiais, padronagens, acessórios e diferentes modelos de avatares para as criações.
O investimento vai ao encontro do novo currículo em vigor a partir de 2024, o qual prevê disciplinas específicas de prototipagem 3D no Bacharelado em Moda da Udesc Ceart. Para as turmas em andamento conforme currículo anterior, de 2016, o curso fará ajustes nos objetivos de algumas disciplinas para incluir o estudo de ferramentas de Moda Digital a partir deste ano.
O chefe do Departamento de Moda, professor Lucas da Rosa, explica que o Style3D será utilizado em disciplinas a partir da quinta fase para criar, desenvolver e testar vestuário de forma digital. Além de dar suporte à criação das peças, o software vai permitir a criação de desfiles virtuais, imagens para editoriais de moda, vitrines, campanhas de marketing, entre outros, “facilitando a divulgação dos looks com uso de avatares e cenários virtuais”, detalha.
Para o docente, o aprendizado do software durante o curso será um diferencial para profissionais formados pela Udesc Ceart e deve contribuir com a inserção desses no mercado. Além do curso de graduação, projetos de extensão, de pesquisa, a Inventório – Empresa Júnior de Design e Moda e o Programa de Pós-Graduação em Moda (PPGModa/Udesc) também serão beneficiados.
A diretora-geral da Udesc Ceart, Daiane Dordete, destaca que a tecnologia vai possibilitar que serviços de prototipagem digital realizados hoje de forma terceirizada sejam feitos internamente. Um exemplo é a produção dos desfiles virtuais do OCTA Fashion – Observatório de Culturas e Tendências Antecipadas. O evento anual que apresenta as criações de discentes da oitava fase da graduação conta desde 2021 com a mostra das coleções em 3D. “Com o software, será possível realizar todo o processo de modelagem e renderização pelos próprios estudantes. Vamos ter autonomia e eles vão poder aprender”, disse.
As licenças para uso educacional abrangem os módulos Style3D Studio, Fabric, Cloud e Market. Em fevereiro, 12 docentes do Departamento de Moda vão receber treinamento para trabalhar com a plataforma.
Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: +55 (48) 3664-8350