A Galileu quer colaboradores felizes no que fazem, diz Luiz Henrique Ferreira, fundador e diretor da empresa


Postado em 19/11/2021 - Atualizado em: 24/07/2024

Luiz Henrique na empresa: “Não vendemos coisas baratas, vendemos coisas boas! “

Luiz Henrique Ferreira, fundador da Galileu Tecnologia, acredita no talento e capacidade de aprendizado do ser humano. Para ele, isso permite o desenvolvimento pessoal infinito durante a vida. “As pessoas são sempre a minha motivação. Sempre busquei acreditar na bondade das pessoas e no que eu posso aprender com elas”, revela o empresário.

Com a família em viagem.

Entre a administração da empresa e o convívio familiar, Luiz Henrique reflete sobre os desafios que já superou: a meningite que quase lhe tirou a vida, o primeiro filho muito jovem, a fundação da Galileu Tecnologia em 2005 e, recentemente, 2020 e 2021, anos da pandemia que classifica como um tempo “sem trégua, sem tempo pra relaxar”. Mas ele destaca o lado bom de tudo. “O mais importante é que em todos estes desafios sempre tive muito apoio da família, dos amigos, dos clientes e dos colaboradores, que sempre acreditaram no mesmo sonho. Isso sempre foi essencial.”

Família é algo especialíssimo para Henrique. Casado com Karin Deutschendorf Ferreira, porto-alegrense que veio ainda criança para Blumenau, ele tem 2 filhos: Henrique, médico anestesista, e Luiza, nutricionista. Luiza é casada com Luiz Felipe Novaes, cirurgião de coluna. Henrique já é avô: Francisco, de um ano. “É a nossa maior diversão. Confesso que acompanhar o meu netinho crescer está sendo muito especial, uma experiência incrível!”

Formado em Administração (Marketing) na FURB e Pós-Graduado em Organização e Sistemas, Henrique diz que foi a profissão que o escolheu. Explica que logo que soube que Karin, então namorada, estava grávida, resolveram se casar, mesmo muito jovens. Na época, ele era estudante de engenharia na UFSC e transferiu sua formação para Furb, em Blumenau, onde o curso de engenharia era diurno. Ele lembra:

“Deu certo, me realizei dentro da minha profissão e hoje sou muito feliz no que faço. Não me vejo como um engenheiro; se fosse escolher de novo, hoje escolheria o que fiz e o que faço.”

Motivações e ideais

Um dos motivos de Luiz Henrique gostar de trabalhar na Galileu são os desafios. “Isso me motiva a estar lá para enfrentá-los! Não vendemos coisas baratas, vendemos coisas boas! E isso me motiva todos os dias a encontrar pessoas que reconheçam isso e queiram comprar grandes soluções e não apenas preço.” Mas, além disso, ele destaca as novas instalações da empresa, a nova sede. “Ficou linda. conseguimos investir num prédio novo, moderno, confortável e sustentável.”

Com a esposa Karen

Quanto aos sonhos, Henrique vai além do pessoal: “Meus sonhos são com as pessoas que me cercam e com a humanidade.” Ele destaca que todo empresário deveria ter um objetivo em relação ao coletivo. “Sonhar com e por isso.”

Ele explica:

“Gostaria muito de ver um país melhor, uma desigualdade menor, um país que crescesse por décadas seguidas e que investisse nesse crescimento. Que pudéssemos nos orgulhar de nossos governantes, mas isso tem sido cada vez mais improvável. Mesmo assim, entendo que esse sonho deva ser de todos, pois só assim poderemos realizá-lo!”

Trabalho e felicidade

Os dois grandes hobbies de Luiz Henrique hoje são cinema e ir em concertos de rock! “Já tenho uma lista grande e já vi ao vivo praticamente todas as bandas que gosto. É um grande divertimento sempre! Ver bandas como o AC/DC em Dublin ou o Eric Clapton em Londres é mais legal do que ter um barco”, brinca.

Nos momentos livres, também gosta de assistir esporte na TV, ir para praia e viajar com a família sempre que possível. “Conhecer novos lugares, países e pessoas é um divertimento. Meu trabalho proporciona isso também e por esse motivo é tão apaixonante! Destas viagens, sempre trago lembranças de cada lugar.”

Viagens: conhecer novos lugares, países e pessoas

Quando pensa no futuro, a Galileu também está presente. Fortalecer cada vez mais a empresa que tornou-se uma referência no mercado e isso também perpassa pelas pessoas. “Entendo que capacitar pessoas também me capacita, exigir do time exige de mim também. Essa é a minha capacitação diária. Para exigir, você precisa saber sempre muito bem o que está exigindo e sempre ter a escolha certa quando não a encontra tão facilmente.”

Em relação ao sentimento de ler tantas histórias dos colaboradores no canal “Conte sua História”, criado no site da Galileu, ele é só admiração. “É muito bacana, é muito interessante saber da trajetória de cada um, o que os motiva, suas aspirações e ao mesmo tempo é gratificante ver que são felizes na empresa e o quanto a Galileu participou de suas vidas”, explica.

Sobre a felicidade, trabalho e pessoas, Henrique novamente destaca o ser humano:

“Na Galileu, procuramos transcender a relação de apenas capital x trabalho, queremos colaboradores felizes no que fazem e o primeiro passo para isso é trabalhar numa empresa que você admira.”

 

 


O canal Conte sua História vai trazer o perfil de colaboradores da equipe Galileu. As motivações, as jornadas, os sonhos de cada um. O objetivo é conhecermos melhor a Galileu e os valores humanos que a movem através de sua equipe.