Marcas estrangeiras representam maior número de expositores na Febratex 2010


Postado em 12/08/2010 - Atualizado em: 12/08/2010

Mais uma vez expositores representantes de delegações estrangeiras estarão presentes em maior número na Febratex – Feira Brasileira para a Indústria Têxtil. Nesta edição, que acontece de 10 a 13 de agosto no Parque Vila Germânica, em Blumenau/SC, houve um acréscimo de 20% no que se refere à quantidade de expositores estrangeiros na feira, conforme explica o diretor comercial do grupo FCEM, Herton Luis Pompeo Madeira. “Muitos expositores estão vindo pessoalmente participar do evento”, comemora Madeira, ressaltando que esta é uma novidade já que nas edições anteriores, mesmo sendo maioria, muitas marcas estrangeiras participavam através dos seus representantes. “Em 2010 teremos empresas da Itália, Alemanha, Turquia, Argentina, China, Singapura, Espanha, Estados Unidos e França, entre outras localidades”, complementa o diretor.

No ano em que chega a sua 12ª edição, a Febratex contará com a participação de 59 países e 314 expositores, que somam cerca de 1,9 mil marcas expositoras. Para o diretor-presidente da FCEM, Hélvio Roberto Pompeo Madeira, o número expressivo de expositores é resultado da importância do país no segmento têxtil. “Se temos expositores é porque existem compradores”, explica o empresário ao destacar que a maior parte das tecnologias para o setor ainda é produzida fora do Brasil. “Os países europeus e asiáticos são os que mais investem em pesquisa para o setor, pois contam com muito subsídio dos governos”, complementa Pompeo. Para ele, há demanda e uma necessidade real de maior apoio do governo brasileiro às pesquisas para o desenvolvimento de novas tecnologias para a cadeia têxtil.

Durante os quatro dias do evento, a expectativa é de que cerca de 100 mil pessoas circulem pelos pavilhões do Vila Germânica. Para ingressar na feira e participar da extensa programação paralela, sugere-se a doação de dois quilos de alimentos não-perecíveis. O total arrecadado será dividido entre três entidades: a Ablucan – Associação Blumenauense na Luta contra o Câncer, a Apae Blumenau e a Casa de Apoio – Associação de Pais e Amigos de Crianças Portadoras de Neoplasia. Assim como na edição de 2008, os visitantes poderão adquirir no local da feira tickets no valor equivalente aos alimentos. A comercialização ficará a cargo da COOPER – Cooperativa de Produção e Abastecimento do Vale do Itajaí.