DESIGN THINKING NA INDÚSTRIA TÊXTIL E SUA IMPORTÂNCIA
Postado em 14/01/2022 - Atualizado em: 14/01/2022
Um dos principais desafios do século vem sendo a junção de produtividade alinhada a economia de recursos e para isso, o mercado vem repensando em novas formas de processos de produção. Esta nova forma de pensar o desenvolvimento e produção vem ganhando mais adeptos a cada dia, e é conhecido como Design Thinking, que é uma forma de pensamento crítico e criativo, que tem como base encontrar vários pontos de vistas diferentes para resolver as demandas de forma mais simplificada, considerando as pessoas envolvidas, as necessidades corporativas e a tecnologia utilizada, para que trabalhem em harmonia e gerem lucros para empresa.
Design Thinking na Indústria Têxtil
Um dos métodos do Design Thinking utilizados na indústria têxtil é a inovação através de inspiração, ideação e implementação com maior liberdade no desenvolvimento de novos produtos, de forma mais rápida, simples e com menor custo.
Quando esta abordagem é utilizada no desenvolvimento têxtil, é possível criar uma maior variedade de produtos e ideias inovadoras, atendendo as demandas do mercado.
Uso da Tecnologia
Um dos pilares do Design Thinking é o uso da tecnologia de forma mais eficiente e econômica principalmente na hora do desenvolvimento da produção têxtil. Quando falamos de economia de recursos na indústria têxtil, o maior desafio, é saber economizar os recursos naturais como, água e energia, que são utilizados na produção de um simples protótipo.
Soluções
A tecnologia vem avançando cada vez mais com soluções digitais para desenvolvimento, prototipagem ou produções de pequenas e média escala, com processos mais simples quando comparados aos processos tradicionais. Um dos processos e tecnologia que vem se apresentando como uma alternativa para criação de protótipo ou baixa tiragem de tecidos de fibra natura é a impressão por pigmento, que gera uma economia de água de 95% comparado aos processos tradicionais, além da economia de energia, estrutura e tempo para produção.
Resumindo..
Este processo permite o alinhamento do desenvolvimento com a produção de grande escala criando protótipos para aprovação ou até mesmo amostras em um curto período de tempo gerando maior liberdade na criação.
Com Design Thinking, a indústria têxtil pode encontrar novas soluções de modo criativo e mais eficiente, com aumento da produtividade, economia de recursos e melhoria no desenvolvimento, possibilitando maior qualidade na entrega do produto.
Fonte: Blog Mimaki