Aprender cada vez mais é o objetivo de Marcos Antônio de Souza, técnico em máquinas industriais


Postado em 23/03/2021 - Atualizado em: 23/03/2021

A curiosidade pelo funcionamento de todas as coisas está na origem da aptidão profissional de Marcos Antônio de Souza, 44 anos, técnico em máquinas industriais da Galileu Tecnologia desde de 2015. “Eu costumava desmontar eletrodomésticos velhos de minha mãe para entender como as engrenagens funcionam.”

Natural de Joinville-SC, onde viveu dos 4 até os 18 anos, Marcos morou na localidade de Pedra de Amolar, em Ilhota-SC. Após este período, retornou para Joinville, onde viveu até seus 28 anos, e só então veio morar em Blumenau-SC. Em seu primeiro emprego, na empresa Embraco de Joinville, Marcos conseguiu conciliar o que sempre gostou de fazer com a oportunidade de estudar, de se aperfeiçoar e de ter um plano de carreira.

Formado em eletromecânica pelo Senai Joinville-SC em 2003 e em processos gerenciais pela Uniasselvi Blumenau-SC em 2015, entrar na Galileu e aprender sobre o setor têxtil é apontado por Marcos como um dos maiores desafios vencidos. Ele conta que duvidava que conseguiria absorver tanto conhecimento em tão pouco tempo, pois, apesar de amplo conhecimento em equipamentos industriais, sua área sempre foi metalmecânica.

Marcos conta esta experiência: “Quando comecei a atuar na Galileu, percebi que a motivação em trabalhar na empresa é por causa da confiança despertada no técnico, que tem incentivo para ir para o campo e realizar a manutenção”. Cita como exemplo de frases que o motivam e ouve todos os dias: ‘’vai lá e faz”, “você é capaz, mas se não der certo, tem uma equipe para te dar suporte”.

Ao falar dos objetivos e sonhos ainda não realizados, Marcos não tem dúvida: “Aprender cada vez mais sobre a tecnologia de novos equipamentos, porque todo dia é possível aprender algo diferente.” Para ele, situações onde tem que se colocar à frente e se posicionar diante o cliente são oportunidades de crescimento: “São inúmeras situações em que sinto que sou representante da marca Galileu no cliente.”

Com uma filha de 17 anos, Nicolly, Marcos é filho de um caminhoneiro e de uma “excelente doceira”, sua mãe, hoje com 79 anos. Filho único, ele possui 15 irmãos por parte de pai e mãe. Como hobby, gosta de viajar, jogar futebol, assistir filmes e fazer um churrasco com os amigos e familiares. “Nos momentos livres, gosto também de relaxar da rotina profissional.”

Para o futuro, projeta alcançar a estabilidade financeira, viajar e ter mais conhecimento na área de atuação. “Quero poder compartilhar experiências com amigos e familiares para que possam sempre evoluir na vida.” Ele faz uma reflexão: “ São novos desafios e aprendizados que nos deparamos na vida. Tudo tem um porquê, mesmo que não consigamos entender no momento, mas com tudo o que acontece conosco é possível aprender algo novo.”

 


O canal Conte sua História vai trazer o perfil de colaboradores da equipe Galileu. As motivações, as jornadas, os sonhos de cada um. O objetivo é conhecermos melhor a Galileu e os valores humanos que a movem através de sua equipe.