FURB e Galileu Tecnologia firmam parceria para acesso a software 3D por estudantes de Moda da instituição
Postado em 29/07/2024 - Atualizado em: 29/07/2024
Na última terça-feira (23), a empresa Galileu Tecnologia, de Blumenau, firmou um acordo com a FURB para fornecer à Universidade exemplares de um software que será lançado em breve para o mercado têxtil com a finalidade de simular peças de roupa com ampla riqueza de detalhes. A parceria foi firmada recentemente e um encontro entre o diretor da empresa, coordenação do curso de Moda e do Centro de Ciências da Educação, Artes e Letras (CCEAL) foi promovido no Gabinete da Reitoria da FURB para selar a parceria.
A FURB é a segunda Universidade do Brasil que irá utilizar este software, que será disponibilizado em breve a indústrias têxteis de todo o país, para as quais a empresa Galileu Tecnologia trabalha como fornecedora de insumos e soluções tecnológicas. O diretor da companhia, Henrique Ferreira, é egresso da FURB e ressaltou durante o encontro que é uma alegria retornar à Universidade e possibilitar com que os estudantes de Moda tenham acesso a uma tecnologia do futuro para a qual eles já foram treinados na academia.
O novo software que será usado em breve pelos estudantes de Moda é idêntico ao que a empresa oferecerá ao mercado em breve, permitindo com que o estilista que irá planejar as peças de vestuário tenha noções de caimento das peças, textura, modelagem e impressões muito próximas do real, possibilitando até mesmo a digitalização de características dos tecidos. Graças às simulações do software, que transita entre o 2D e o 3D, é possível dispensar a confecção de peças experimentais ou testes, combatendo desperdício de matéria-prima, poupando tempo e dinheiro.
“Nós ficamos muito honrados em ter um egresso que é representante dessa inovação na área têxtil com o seu retorno aqui na Universidade, pela sua formação e pelo carinho que tem a FURB. Trazer essa parceria para nossos estudantes do curso de moda faz nós nos tornarmos agora uma referência também na formação e na integração com a indústria, que é um grande papel da Universidade. E sempre falamos, que a Universidade seja o laboratório de inovação das indústrias. Então, essa assinatura que fizemos hoje reflete muito esse modelo que queremos da Universidade, integrar da comunidade, novas tecnologias, a inovação e a integração também com a indústria local”, ressalta Marcia Sardá Espindola, Reitora da FURB.
Assista abaixo a uma reportagem em vídeo sobre este assunto, produzida pela equipe de Jornalismo da FURB: